domingo, 28 de julho de 2013

Não acredite neles



" Mas é claro que o sol vai voltar amanhã

Mais uma vez, eu sei

Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã

Espera que o sol já vem" .

(Trecho da música: "Mais uma Vez" do Renato Russo)

      É, ele sempre volta, independente de nossos medos e discordâncias com a vida, o sol sempre voltará e tudo na vida é assim, as coisas acontecem naturalmente, a vida segue seu curso harmonicamente mesmo que não acreditemos, mesmo que não percebamos  e as coisas nas quais acreditamos também acontecem sejam elas boas ou más, por isso, precisamos acreditar no bem sempre, no melhor para nós, pois a vida trabalha para nos ajudar a possuir aquilo que mais pensamos e agimos para conseguir, se nossos pensamentos e atitudes permanecem em negatividade é isso que teremos na vida.
      Nós mulheres temos uma tendência em não acreditar em nosso potencial e acreditar em quem nos critica e desestimula, homens geralmente são mais confiantes e estimulados para conquistar o que almejam e eles só tem a ganhar com isso. No livro: " Faça Acontecer" de Sheryl Sandberg a autora nos mostra como isso é verdade:
"...Vários cientistas sociais observaram que, quando os integrantes de um grupo são informados de um esteriótipo negativo, é mais provável que se comportem de acordo com aquele esteriótipo. Por exemplo, segundo os esteriótipos, os meninos são melhores em matemática e ciências do que as meninas. Quando as meninas são lembradas do sexo a que pertencem antes de uma prova de matemática ou de ciências, mesmo por algo tão simples quanto marcar o quadradinho indicando M ou F no alto da página, elas se saem pior".
       Somos muito sugestionáveis, por essas e outras que não devemos acreditar neles, e quem são eles? Todos aqueles que nos diminuem com suas palavras, quem nos mostra só o lado negativo das situações, aqueles que não crêem nas diversas possibilidades que a vida proporciona, nos que falam para nos diminuir. Nós podemos tudo o que quisermos mesmo que nossa cultura, nossa sociedade ou nossa família diga o contrário. O poder de fazer já está conosco, mas somente nós mesmos podemos colocá-lo em prática.

     Nós mulheres somos criadas de maneiras diferentes dos homens, geralmente eles são criados para serem corajosos e vencedores, nós ouvimos muito que devemos ser educadas e cautelosas, não podemos brincar de carrinho nem jogar bola e quando crescemos, muitas vezes, temos medo de dirigir e não vamos muito bem no futebol (isso não é regra, mas acontece com frequência) . Tudo isso, porque acreditamos no que nos disseram, acatamos as imposições sem questionar, será que isso valeu a pena? Eu acredito que não! Sei que exitem ótimas motoristas e mulheres que gostam e jogam muito bem futebol, mas essas são aquelas que não acreditaram neles.
     Acreditemos em nossos sonhos e projetos com tanta fé como a que temos que o sol voltará a nascer no dia seguinte e assim, esses desejos se realizarão com tanta beleza quanto a que vemos no espetáculo do nascer do sol. Trabalhe para isso, vale a pena!

5 comentários:

  1. Ola, primeiramente queria dizer que li seu texto e achei simplesmente incrível, de coração você é muito boa no que faz, e concordo plenamente com o texto, as mulheres em si não podem acreditar em vozes que as diminuam, elas tem o poder de fazer tudo oque sonham e ir alem do que lhes foi posto pelas pessoas que as diminui. Parabéns. http://notpreconceito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelas palavras, valeu pelo apoio. Bj

      Excluir
  2. NOSSA, AMIGA, VC DEVERIA TER ESTUDADO PSICOLOGIA, MAS TÁ VALENDO, PODE MUITO BEM INCUTIR TODOS ESTES VALORES NA VIDA DOS NOSSOS ALUNOS E COMEÇAR UMA GRANDE "REFORMA SOCIAL".
    AMEI

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc gostou, obrigada pelo incentivo. Preciso de sua ajuda para o blog ficar cada vez melhor. Bj

    ResponderExcluir
  4. Pode contar comigo no que eu puder ajudar. Obrigada pelo convite. bj

    ResponderExcluir